Jericoacoara - Dia 4

Estávamos prontos 9h, assim como o bugueiro Nêgo, que nos levaria no passeio das lagoas em um percurso total de uns 22km. Rapidamente chegamos no ponto para descer até a Pedra Furada. São cerca de 30min para ir e o mesmo para voltar. Nêgo nos recomendeu a ir apenas na volta, pois o Sol estaria mais ameno, e aceitamos. Seguimos mais um pouco e já nos deparamos com a Árvore da Preguiça, bem torta por conta da força dos ventos. Lá já havia uma certa quantidade de pessoas e, mais uma vez, o bugueiro nos disse para passarmos lá depois, pois estaria mais vazio. Continuamos viagem sob Sol forte, passamos pela praia e vila do Preá e chegamos na Lagoa Azul por volta de 10h.

Foto da vila do PreáFoto de trecho para a Lagoa Azul
Vila do PreáTrecho no caminho para Lagoa Azul
O guia nos disse que estava bem mais vazia do que costumava ser, pois até 2009 era necessário atravessá-la com balsa, e hoje isso não é mais preciso, sendo possível chegar bem onde fica o ponto de apoio. Infelizmente esqueci de verificar os preços do cardápio. A água da lagoa Azul é bem legal para se tomar banho e numa pequena faixa é possível ver alguma transparência. Como nela não há tantas barracas espalhadas, fica um pouco cheio de gente no mesmo canto e no mesmo trecho da lagoa. Matamos o tempo ali por menos de 1h e seguimos para a Lagoa do Paraíso.

Foto da grande quantidade de pessoas nas barracas da Lagoa AzulFoto das mesas e cadeiras dentro da lagoa
Muitas pessoas nas barracas da Lagoa AzulMesas dentro da lagoa
Devo admitir que fiquei um pouco preocupado com a quantidade de pessoas que iria para a Lagoa do Paraíso, já que a Lagoa Azul estava bem movimentada e, em tese, todos ali também iriam para a outra. Nêgo nos deixou no ponto de apoio Restaurante Nova Esperança. Devo dizer que os preços são salgados, com porção de lagosta para 2 pessoas por R$100 e filé de peixe ao molho de camarão por R$80. A água de coco não foge muito do padrão, custando R$3. Mas o local realmente é muito bonito, com águas de transparência considerável até quando o nível está batendo no peito. Também há redes para se deitar na água. O interessante é que há diferentes pontos de apoio espalhados pela lagoa, o que ajuda a ficar menos cheio de gente num único ponto. Quando chegamos, por volta das 11h, não havia quase ninguém e, até o momento de ida, ficou bem mais tranquilo que na Lagoa Azul.

Foto panorâmica da Lagoa do Paraíso
Panorâmica da Lagoa do Paraíso
Foto da água da Lagoa do ParaísoFoto do cardápio no Restaurante Nova Esperança
Água transparente e redes ao fundoCardápio no Restaurante Nova Esperança
De almoço comemos o filé de pargo ao molho de camarão. Bem servido para duas pessoas. Bom, mas nada espetacular, e infelizmente com o vento forte a comida esfria rápido demais. Curtimos até umas 14h30min e fizemos o caminho de volta. Passamos pela chamada Lagoa do Coração, mas que estava completamente vazia, não sendo mais interessante a parada.

Foto da Lagoa do Coração vaziaFoto do prato filé de pargo ao molho de camarão
Lagoa do Coração vaziaFilé de pargo ao molho de camarão
Depois paramos na Árvore da Preguiça, que realmente estava sem ninguém, e foi possível tirar foto mais tranquilamente.

Foto da Árvore da Preguiça
Árvore da Preguiça
Por fim, paramos no ponto para a caminhada à Pedra Furada. O pessoal costuma cansar, mas acho bacana aproveitar o que der do passeio. Na ida não tínhamos visto que havia um caminho quase todo pela areia, mais próximo aos morros, e acabamos atravessando pelas pedras mesmo. Na volta é que vimos o trajeto mais fácil.

Foto da Pedra do FradeFoto das pedras no meio do caminho
Pedra do FradeMuitas pedras e musgo pelo caminho 'difícil'
Então, cerca de 17h, estávamos de volta à pousada. Corremos para ver mais um pôr do Sol na praia e voltamos para descansar um pouco no quarto.

Foto panorâmica do pôr do Sol na praia
Panorâmica do pôr do Sol na praia
Umas 19h45min saímos para jantar. Dessa vez escolhemos o Pizzaria e Restaurante Dellacasa. Pedi um espaguete de camarão, por R$33, e minha namorada um prato chamado filé "maítre d'hotel", com manteiga de ervas e servido com purê de batata doce e legumes, por R$32. Também pedi um suco de polpa, por R$4,50. Ambos gostamos muito dos pratos. Demorou cerca de 30min para ficarem prontos. O ambiente é simples e com música ambiente.

Foto da fachada do restauranteFoto do cardápio
Fachada do restauranteAlguns preços do cardápio
Foto do prato Filé "Maíte d'Hotel"Foto do prato espaguete de camarão